Fale conosco

Guia de Instalação e uso do Google Analytics

Para instalar Google Analytics no site, primeiramente Inscreva-se no site https://analytics.google.com

 

 

 

Se você já tem uma conta Google ( ex;: Um Gmail ), faça login.


Se não crie a sua nova conta Google.

 

 

 

Preencha o Nome da Conta e o Nome do Site, Endereço do Site, assim como o País e Fuso Horário da sua região.

 

 

 

Confirme o cadastro e logo será exibido o Código de Acompanhamento, semelhante ao código abaixo:

 

 

Adicione o Código de Acompanhamento dentro da tag Head do seu site, ou envie ao administrador da sua página para fazer a inclusão do código de acompanhamento.

 

A partir do momento que o código for instalado, você poderá visualizar os relatórios de acessos no Google Analytics.

Visão Geral do Google Analytics

 

O painel de Público / Visão Geral do Google analytics apresenta os principais relatórios que você deve conferir.

 

Selecione o intervalo de data que você deseja consultar, logo em seguida será exibido um gráfico de visitas que pode ser ajustado Por Hora, Dia, Semana ou Mês. 

 

Para consultar um intervalo de Últimos 30 dias, é recomendado utilizar intervalo por dia.

 

 

Abaixo do relatório de visitas, existem algumas métricas importantes para acompanhar:

 

Usuários - Número de pessoas que acessaram o seu site

 

Novos Usuários: Novas Pessoas diferentes que acessaram seu site.

 

Sessões: Número total de visitas dos Usuários e Novos Usuários.

 

Numero de Sessões por usuário: Quantidade Média de visitas por usuário.

 

Visualizações de Página: Número total de Páginas Visualizadas.

 

Duração Média da Sessão: Tempo médio que os usuários navegam no seu site.

Google Analytics - Comportamento - Visão Geral

No menu Comportamento - Visão Geral do Google Analytics entendemos como os usuários se comportam dentro do site.

 

Temos aqui os seguintes relatórios:

 

  • Páginas mais visitas

 

  • Tempo médio de navegação em cada página.

 

  • Pesquisas realizadas em formulários de busca

 

 

 

 

 

Público do Google Analytics

Dentro do menu Público do Google Analytics encontramos vários relatórios sobre os usuários que acessam o site e como eles sem comportam dentro da página.

 

Visão geral de Informações Demográficas - Confira aqui quantos Homens e quantas Mulheres acessam a página. Veja também o relatório das faixas de idades que mais acessam o seu site. Essa é uma ótima ferramenta para descobrir quem é o seu Público Alvo.

 

 

 

Geográfico - Local - Relatório de acessos por Países, Estados e Cidades.

 

 

 

 

 

Geográfico - Idiomas - Relatório de acessos por Idiomas.

 

 

 

Comportamento - Novos x Recorrentes - Confira aqui o engajamento dos usuários com o seu site. Se existe um bom número de pessoas retornando ao seu site, significa que elas encontram o que buscam e retornam.

 

 

 

Tecnologia - Os navegadores mais utilizados para acessar o seu site. É uma informação bem técnica, utilizada mais por desenvolvedores.

 

 

 

Dispositivos Móveis - Um relatório bem importante a se cuidar. Quando sem tem um volume consideravel de acessos com dispositivos móveis, é importante ter um site responsivo para garantir uma melhor navegação ao usuário.

 

Google Analytics - Aquisição - Visão Geral

No menu Aquisição - Visão Geral do Google Analytics encontramos o relatório geral de todas visitas recebidas no site no periodo selecionado.

 

 

Canais de aquisição:

 

Referral - Visitas geradas por outros sites que tem um link para o seu site.

 

Direct - Pessoas que digitaram o endereço do seu site na barra do navegador.

 

Organic Search - Visitas realizadas de resultados naturais da busca no Google.

 

Social - Visitas originadas de suas páginas nas redes sociais.

 

Paid Search - Visitas pagas com Google Adwords

 

Email - Visitas realizadas ao clicar em link de emails.

 

 

 

 

Google Analytics - Metas e Conversões

As metas devem ser cadastradas no menu Administrador - Metas

 

As Metas tem um Nome e uma URL específica ( Ex.: www.seusite.com.br/obrigado  ) que quando executada marca a realização de uma meta.

 

No menu Conversões - Metas - Visão Geral do Google Analytics temos os relatórios de Realização de Metas e também das Origem das visitas que geraram estas metas.

 

Mais os relatórios:

 

  • Caminho reverso - páginas anteriores que o usuário navegou antes de converter.

 

  • Funis Multicanal - Quais os canais que geram mais conversão ( Direto, Referencia, Pesquisa Organica, Social ou E-mail)

 

  • Para Lojas Virtuais é possível medir desempenho dos produtos e tempo até a compra.

 

 

 

 

 

Curta e compartilhe:

Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?


Confira também: